quarta-feira, 27 de agosto de 2014

E se o Lula defendesse o mensalão petista?

"Cartel não é sinônimo de delito", "cartel não é nada mais nada menos do que monopólio", "esse é um fenômeno super comum no mundo inteiro".

Essas pérolas foram ditas por José Serra, PSDB, nesta segunda-feira, dia 25, e publicadas por José Marques, na Folha Online. Mas não passou na globo, na bandeirantes, na record, globo news, record news etc. Não houve barulho algum frente a afirmações que vão de encontro à legislação brasileira




Imagine, você, o que aconteceria na grande mídia caso Lula dissesse frases semelhantes defendendo o mensalão. Que mensalão não é delito (e o é!), que não foi nada mais nada menos do que um meio de aprovar seus projetos sociais, que isso é prática corrente na história brasileira (e o é!). Imagina qual repercussão isso teria. Imagina como ficariam as pautas dos jornais mais vistos e lidos do Brasil. Imagina como a classe média reagiria. Imagina o número de pessoas que pediriam pena de morte ao ex-presidente. 

Se o leitor conseguiu imaginar este cenário, então conseguiu entender que a grande mídia não é isenta ou imparcial, que faz distinções considerando as pessoas envolvidas, que olha o interesse corporativo ante à notícia em si e que este interesse norteia a pauta dos referidos jornais e telejornais. 

Como deixar frases, como estas ditas por José Serra, nascerem e morrerem sem ao menos tocarem os tímpanos ou olhos da população? 

Será que estamos livre de sermos condicionados pela mídia nesta época de internet? Não, não estamos. O bombardeio é massivo em favor da direita e escasso em favor da esquerda. Se pensarmos do ponto de vista da história recente da democracia tupiniquim, mais especificamente nas eleições de 1989, teríamos de ter um pé atrás com relação à pesquisas sobre eleições. Porém, a população estabeleceu confiança nos números, esquecendo-se da referida eleição do final da década de oitenta. Mas, será que há como confiar em uma pesquisa em que a somatória dos votos superam 100%? Será que não estamos sendo condicionados? Será que esse tipo de manipulação é coisa do passado? 


Foto: pesquisa IBOPE, reproduzida pela Globo em seus telejornais. A soma de todas as porcentagens dá 101%. Erro demasiado básico para supor que o IBOPE o cometeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário