terça-feira, 7 de outubro de 2014

Os truísmos-mantra do PSDB.

Conversando com parentes e amigos, através da internete (sim, com 'e' no fim, pois quero lutar contra o estrangeirismo embutido no nosso lindo português) ou face a face, percebi algumas afirmações que funcionam quase como mantras, ou seja, por uma repetição incontável delas, algumas pessoas passam a acredita-las como sendo verdade fundamental, dogma, axioma. No começo, confesso ter aceitado algumas destas afirmações, talvez porque minha cabeça também esteja condicionada, aqui e acolá, pela grande mídia brasileira. Porém, vendo uma entrevista do Ciro Gomes, tomei alguns sustos e fui dar uma pesquisada. Irei direto ao ponto, colocando quatro frases-mantra e os argumentos contrários a elas. Divirtam-se.
 
1. "O PSDB governa com mais responsabilidade que o PT".

Um bom indicador de que uma pessoa (física ou jurídica) governa bem é verificar sua dívida. Para o governo de um país, esse indicador é a porcentagem da Dívida Bruta com relação ao PIB anual. Então encontrei o seguinte gráfico.


Pelo gráfico vemos que, de dezembro de 2001 a janeiro de 2003, governo FHC, a dívida passou de aproximadamente 67% para aproximadamente 78%, como vi Ciro Gomes dizendo em uma entrevista (ele ia além, dizendo que o FHC assumiu a presidência com a dívida em 36% do PIB).

Em oito anos de governo Lula, a dívida passou de 78% do PIB para menos de 65%, em janeiro de 2010. 
Outro índice para aferir se um governante, juntamente com sua equipe, governa bem é a "poupança" que ele monta para dar estabilidade ao país em momentos de turbulência econômica. Essa poupança recebe o nome de Reservas Internacionais. Apenas vejam o gráfico do Bacen, lembrando que FHC governou de 1995 até 2002 e Lula foi de 2003 até 2010.

Lembrando que, no governo Lula, foi a primeira vez na história recente do Brasil em que as reservas internacionais superaram a dívida externa.

Isto posto, temos de considerar uma observação, o fato de Lula ter sido um bom governante não implica, necessariamente, que Dilma também seja. Concordo que essa implicação não é automática. Então, achei uma tabela do FMI comparando as dívidas bruta e líquida do Brasil com a média dos países desenvolvidos e também com os países emergentes. Em 2008 era governo Lula, em 2012, Dilma.


Ou seja, em 2008, o Brasil tinha 60% da dívida líquida com relação a bruta, quando nos países emergentes a média era de 69% e nos desenvolvidos era de 64%. Em 2012, melhoramos ainda mais esse quadro, pois a dívida líquida caiu para 51% da bruta, enquanto a média dos outros dois grupos subiu para 70% cada.

Logo, aquela conclusão, que não é automática, pode ser analisada com os dados acima. Assim, fica em cheque a primeira frase-mantra.

2. "O empresário só se fode com o PT".

Considerando que "fodido", neste contexto, pode ser traduzido para "falido", então achei o gráfico abaixo, que mostra a média anual de falências no Brasil, desde o governo Collor.


Como esse gráfico é autoexplicativo, o segundo mantra não se sustenta tampouco.

3. "O PT é corrupto, só tem bandido lá".

Essa foi tranquila de quebrar, basta procurar os maiores casos de corrupção do Brasil pelo valor envolvido. 

Claro que não omitirei o mensalão petista, cujo valor envolvido foi de aproximadamente 50 milhões de reais.


4. "Aécio tem aprovação de mais de 90% em Minas".

Ao invés de rir, ou melhor, concomitantemente com a risada, vamos aos fatos deste primeiro turno de eleições: 

a) O candidato Fernando Pimentel, do PT, foi eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno;

b)  Dilma venceu Aécio em Minas Gerais. 

Como aceitar esse mantra de 90% de aprovação em Minas do candidato Aécio Neves com esses dois fatos acima citados?

Então, caso você queria votar no Aécio, tudo bem, mas cuidado com os argumentos para defender seu ponto de vista. Melhore-os, se conseguir. Porém, por favor, não use nenhum destes quatro acima. Estes não são argumentos, são truísmos falsos. 

E, se por ventura, ainda sobre algum argumento deste tipo, invocando o governo FHC como sendo bom exemplo de governança do Brasil, veja o que Ciro Gomes tem a dizer.

Lembrando que o Ciro Gomes é um dos criadores do Plano Real, foi um dos ministros do governo Itamar Franco e filiado ao PSDB até 1996.  







 





Nenhum comentário:

Postar um comentário