segunda-feira, 8 de julho de 2013

Por que mesmo realizaremos a copa 2014 aqui?

Dois argumentos favoráveis à realização da copa do mundo da FIFA de 2014 caíram por terra em julho desse ano, são eles: as obras de mobilidade urbana e incremento na economia oriundo dos turistas estrangeiros.

Tão logo o Brasil foi escolhido para sediar a copa do mundo de 2014 e as promessas começaram. Talvez para ter a legitimidade para construir estádios caríssimos ou talvez por ingenuidade (duvido muito) houve uma porção de obras prometidas para melhorar a vida do povo brasileiro, sendo as de mobilidade urbana as principais (de novo, excetuando os estádios). Trem-bala ligando Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, novas linhas de metrô em São Paulo, finalização do metrô de Salvador etc, etc e etc. A realidade de hoje é bem menos otimista do que o ludibrioso discurso de 2007. O metrô de Salvador continua na mesma, ou seja, em obras há dez anos, o avanço na construção do metrô de São Paulo é o previsto antes da escolha do Brasil como sede da copa e o trem bala, bom, deixa pra lá. 

Um outro argumento para a realização desse evento é a receita que o país teria, mas, se nos basearmos pelo ocorrido na copa das confederações, parece que essa receita não será tão diferente da esperada para o meio do ano (de uma ano sem copa). Segundo Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ (braço fluminense da Associação brasileira da indústria de hotéis) a ocupação dos hotéis na cidade maravilhosa não foi acima do esperado para o mês de junho. Fato semelhante ao ocorrido em Belo Horizonte, segundo matéria da super esportes

Mas parece que esse movimento hoteleiro baixo não é exclusividade do Brasil. Nos canais ESPN, Mauro Cezar Pereira e Gerd Wenzel atentaram para o baixo movimento em hotéis alemães durante a copa de 2006. Parece que o perfil do consumidor que viaja para ver jogos da copa do mundo é mochileiro, ou seja, gasta com a entrada, mas dorme de favor ou em hostels, comem em redes de fast-food e não vão aos restaurantes chiques, como esperavam os alemães (o aumento no comércio foi de 1,9% durante o evento). Enfim, não há muita razão para se esperar um aumento substancial no turismo nem no dinheiro deixado aqui pelos turistas da copa.

Tendo lido matérias que derrubaram os dois principais argumentos para se realizar a copa do mundo 2014 no Brasil, fico com a pergunta que tinha em 2007: por que realizar a copa aqui?





Nenhum comentário:

Postar um comentário