quinta-feira, 4 de julho de 2013

Como estudar?

Como já escrevi nesse blogue anteriormente, uma preocupação minha é a de que a escola não ensina ao aluno nenhuma técnica de estudo. Cobramos compreensão, assimilação de conteúdo e que se esforcem, em sala e em casa, estudando a matéria, mas não os ensinamos a como fazer isso.

Dei uma pesquisada no oráculo do século vinte e um, o google, e descobri algumas técnicas. Uma em especial chamou a minha atenção: Cornell notes. Gostei dessa técnica por ser extremamente simples de colocar em prática. 

Esse sistema de estudo foi desenvolvido por Walter Pauk na universidade de Cornell na década de 1950. Basicamente são quatro os passos para utilizar-se dessa técnica. 

  • Tomar notas ;
  • Escrever perguntas e palavras-chave;
  • Resumi-las (as notas tomadas);
  • Estudá-las (idem).

Antes de começar, devemos fazer uma divisão na folha que será usada para tomar notas. A figura ao lado mostra como deve ser feita essa divisão.
Note que foram feitos três traços, dois horizontais e um vertical, dividindo a folha em quatro espaços. A parte de cima conterá o título do assunto. Agora vamos aos quatro passos descritos acima.

Tomar notas

Você fará isso na parte maior, ou seja, no espaço à direita da linha vertical. Essa parte servirá como o caderno ou a folha de fichário, escrever o que está na lousa e o que o professor falou em aula ou, caso esteja estudando um texto em casa, anote nesta parte as informações relevantes sobre o texto. A organização conta e muito, então faça as notas com tópicos, sub-tópicos com explicações curtas e abreviações de palavras sempre que possível. No final deste texto, coloquei um vídeo com um bom exemplo. No vídeo você verá que a autora coloca tópicos com um palavra e faz um retângulo para destacá-los, em seguida, ela faz os sub-tópicos com uma bolinha antes da palavra e com um espaçamento mais à direita do que o tópico e as demais informações com travessões e ainda mais à direita. Com essa organização fica mais fácil de resgatar as informações futuramente.

Escrever perguntas e palavras-chave

Esse passo será feito na parte à esquerda da linha vertical. Depois de feitas as notas, é hora de reler e resumir cada tópico em uma palavra-chave, preferencialmente uma pergunta, pois quando você lê uma pergunta, seu cérebro trabalha de um modo mais intenso na busca de informações do que faria se tivesse lido uma afirmação. 

Resumo

O resumo é feito na parte inferior da segunda linha horizontal. Li e ouvi vários comentários sobre quando fazer o resumo e parece-me consensual que você espere cerca de 24 horas para fazê-los. Isso porque leva-se em consideração a curva descendente de memorização e a tentativa de transformar uma memória instantânea em memória de médio prazo. 
O resumo é bem efetivo para melhorar seu poder de síntese, sua assimilação da matéria e sua escrita.

Estudando suas notas

Depois que tenho as notas prontas, como fazer para estudá-las para um prova, por exemplo? 
Com uma folha em branco, tampe a parte das notas (à direita) e, lendo as palavras-chave (preferencialmente perguntas), tente recriar (mentalmente ou em outra folha) as notas que estão tampadas. Caso consiga fazer isso, você está dominando bem a matéria.

Essa era a técnica, mas há algo muito importante: faça testes para si mesmo! Sim, a maneira mais efetiva de aprendizado para reprodução em uma prova é fazer exercícios. E não se prenda aos exercícios que o professor lhe passa, faça os que ele não passa e crie exercícios. Sim, pois ao criá-los, você está estudando de forma muito mais efetiva do que apenas responder testes e perguntas criadas por outrem. Precisa dominar a matéria para conseguir elaborar perguntas sobre ela. 

Espero ter ajudados aos curiosos e sedentos por um método de estudo. 





2 comentários:

  1. Eu achei esse método muito funcional! O único problema agora são as provas praticamente diárias, fica difícil separar um tempo pra fazer meus Cornell notes. Mesmo assim, sei que vai ser muitíssimo útil na faculdade. Admiro pacas sua preocupação com o aprendizado dos alunos :) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Marina, eu acho que dá para aplicá-lo mesmo quando o ritmo de provas é diário. Mas concordo que há um problema: quando começamos a fazer algo, começamos lentamente e em fase de adaptação, o segundo instante é quando ficamos mais eficazes no assunto.

      Eu achei alguns vídeos da Cornell University sobre como se programar para um semestre. Postarei-os em breve.

      Excluir