sábado, 29 de dezembro de 2012

Utopia

Segundo o dicionário Michaelis, a palavra utopia tem os seguintes significados: 1 O que está fora da realidade, que nunca foi realizado no passado nem poderá vir a sê-lo no futuro. 2 Plano ou sonho irrealizável ou de realização num futuro imprevisível; ideal. 3 Fantasia, quimera.
Apenas a segunda explicação concede a possibilidade de utopia ser um plano realizável, todos os outros não concede essa possibilidade. Engraçado isso. Engraçado pois utopia é geralmente ligada aos otimistas e sonhadores, mas se partirmos da hipótese de utopia ser algo irrealizável, então que tipo de otimista ou sonhador será a pessoa que segue uma utopia? Soa contraditória pra mim. Não gosto dessa explicação sobre o significado da palavra utopia. Caso seu significado seja esse mesmo, de algo não realizável, então não sou um cara que tem utopias, pois não quero partir do pressuposto que meus sonhos ou ideais não são realizáveis. Dito isso, acho que é mais cabível aos pessimistas o uso de tal verbete. É mais coerente o uso de uma palavra que signifique um sonho impossível aos pessimistas,  pelo menos mais coerente na minha cabeça. "Ideal" é a palavra ideal para substituir a utopia, sendo seu significado o que nos diz o Michaelis, supondo que queiramos dar alguma possibilidade de concretização a um sonho.

Desabafei.

5 comentários:

  1. Lembro de ter feito um trabalho uma vez sobre o livro de nome "Utopia", escrito por Thomas Morus. Acho até que foi aí que o termo surgiu. Na verdade, o pessimismo está gravado na própria etimologia da palavra, o “ou-topos, o não lugar, lugar nenhum”. No livro, todos possuíam direitos e bens iguais, eram igualmente honestos e trabalhavam para um bem comum. A própria mentalidade das pessoas num todo (igualmente honestos? Soa impossível) nos faz ter uma visão pessimista do futuro (incluindo o dicionário Michaelis), embora eu pense que já tenhamos evoluído muito mentalmente desde que tudo começou. Ainda assim, acho que a Utopia não é algo inalcançável; pelo contrário, creio que um dia - aparentemente distante - conseguiremos viver num lugar parecido com o criado por Morus. Eu devo ser mais uma otimista ou sonhadora. Fico imaginando você recém-acordado, tomando um café e pensando nisso tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, como normalmente acontece, eu aprendi algo novo com a senhorita Marina Giangiardi Meireles. Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas a vontade de comprá-lo é enorme e o farei nesse ano. Talvez eu entenda melhor o significado etimológico da palavra 'utopia'.
      Acertou sobre o café, meu eterno companheiro.

      Excluir
  2. DAS UTOPIAS

    Se as coisas são inatingíveis... ora!
    Não é motivo para não querê-las...
    Que tristes os caminhos se não fora
    A mágica presença das estrelas!

    Mario Quintana - Espelho Mágico


    Realmente, esse livro é sensacional, Lucas!
    Sente só:
    "Tomás Morus (1478-1535), humanista e jurista inglês, foi chanceler do reino da Inglaterra e um dos pensadores mais destacados de seu tempo. Católico fervoroso, foi decapitado por ordens do Rei Henrique VIII por não reconhecer o rei (que havia se divorciado) como chefe supremo da igreja. Foi canonizado pela Igreja católica em 1935. Morus teve a particularidade de ser cultuado também pela Revolução russa, que lhe erigiu uma estátua em homenagem às ideias socialistas de sua célebre obra A Utopia.
    Essa obra descreve um Estado imaginário sem propriedade privada nem dinheiro, preocupado com a felicidade coletiva e a organização da produção, mas de fundamento religioso. Seu modelo é A República e As Leis de Platão. Além de lançar as bases do socialismo econômico, Morus, que cunhou a palavra utopia (literalmente o não-lugar de nenhum lugar), deu início a um gênero literário que faria fortuna nos séculos seguintes, desde A Nova Atlântida de Francis Bacon e A Cidade do Sol de Companella até os escritos dos socialistas do século XIX, chamados utópicos" [descrição na contracapa; editora L&PM POCKET]

    ResponderExcluir
  3. Outro dia eu ouvi uma coisa interessante: qual a diferença entre o otimista e o esperançoso?
    Os dois acreditam que o futuro será melhor do que o presente. Então, a diferença está na motivação de cada um. O otimista consegue enxergar um futuro promissor porque ele vê que as coisas estão caminhando bem; ele vê sinais de melhora. Já o esperançoso, ainda que não veja sinais de melhora, acredita em um futuro melhor.
    Pergunta: então, qual a motivação do esperançoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu tenho que ler o livro de Thomas Morus. Gostei dessa curiosidade sobre o otimista e o esperançoso. A palavra esperançoso, para mim, soa como alguém passivo frente a necessidade de ação política, ainda que pense que o futuro será melhor que o presente. É aquele que diz: "no final, tudo dá certo", mas sem sacudir a poeira para fazer dar certo.

      Segundo Sartre, o homem é definido pelas suas ações e não pelas suas ideias. Assim, o esperançoso não será um otimista, caso viva na passividade.

      Excluir