segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Será que eles sabem?

Olho-os. Vejo mil destinos, e a responsabilidade de acrescentar neles algo bom me sobe aos ombros. Eu faço parte da vida deles, da construção de cada personalidade e de cada visão de mundo.
Será que eles sabem que gosto de ouvir respostas às minhas perguntas? Será que eles sabem que eu não me importo se as respostas estão certas ou erradas? Não sei. Sei que quero que participem da aula. Desinibam, pois o mundo precisa de gente que se levante da multidão e fale. Talvez erre, mas fale. Levante e fale.
Será que eles sabem que eu não me preocupo tanto com suas notas quanto me preocupo com a evolução contínua na construção do que será um cidadão? Será que eles sabem?
Gosto quando participam da aula, gosto quando respondem, mesmo não acertando, gosto quando tomam uma iniciativa, seja ela qual for. Me arrepia a alma saber que algum deles poderá virar apenas uma viv'alma que não questiona, que não pensa e que não lê.
Adoro quando conheço aluno que lê simplesmente pelo prazer da leitura. Adoro quando escrevem seus raciocínios em minhas provas. Talvez eu precise mudar minhas avaliações e exigir deles frases, palavras e não somente números.
Será que eles sabem que me preocupo com seus futuros?
Não posso permitir que algum aluno meu acredite que é refém do lugar onde mora, da classe social, do governo, do preconceito nem do destino. Quero que percebam que quem desenha suas vidas são eles próprios. Eles são os responsáveis pelos seus futuros.
Será que eles sabem disso?
Será que passa pela cabeça deles que a Matemática é uma pequena parte da construção de suas visões de mundo? Será que sabem que o que aprendem na escola não é para passar no vestibular mas sim para construir um cidadão crítico e responsável para a sociedade? Será que eles sabem que, para que possamos ter uma sociedade honesta, que cobra seus políticos, que não tem preconceito e que vive em harmonia, cada indivíduo precisa ter uma bagagem mínima de conhecimento? E será que sabem que essa bagagem mínima é o que aprendem na escola?
Será que eles sabem que eu me preocupo com tudo isso quando dou aula?

Será que eles sabem que eu os amo?

3 comentários:

  1. Será que ele sabe que meus olhos encheram d'água?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que ela sabe que eu fiquei feliz, não pelas lágrimas nos olhos, mas sim pelo que elas significam?

      Excluir
  2. Poxa vida hein ouw!!!rs Gostei! :D

    ResponderExcluir