terça-feira, 23 de outubro de 2012

Indignação

São Paulo parou para assistir ao último capítulo da novela. Vi postagens em redes sociais de pessoas dizendo que não havia trânsito na cidade e os metrôs estavam vazios nas horas que antecederam à novela. Não vou criticar os produtores, escritores, editores, atores e diretores da novela, pois eles fizeram um bom trabalho, visto que algo dessa magnitude aconteceu. Mas será sadio uma sociedade ou um país que para para ver ao último capítulo da novela?
Foram, segundo reportagem do site MSN, cinquenta e um pontos para a novela. O Brasil assiste majoritariamente a somente um canal. Imagina o poder de influenciar a opinião da massa que esse canal tem e que já foi provado ser passível de uso no exemplo das eleições presidenciais de mil novecentos e oitenta e nove.
Bom, deixando a parte de teorias conspiratórias de lado, só o fato de uma nação quase que toda modificar seu dia-a-dia pelo final de uma novela é um sinal de alienação, ou estou exagerando? Não acho que devamos boicotar um ou outro canal ou programa televisivo. Não se trata de querer que um canal líder de audiência no Brasil tenha audiência zero. Nada disso. Mas não ter trânsito num sexta-feira na avenida paulista nem na rebouças a partir das oito da noite, em São Paulo, é um sinal forte de alienação e/ou fanatismo. Isso me faz pensar que somos muito homogêneos enquanto povo. Cadê as diferenças de pensamento? Cadê o país mais heterogêneo do mundo?
De que adianta sermos uma maravilhosa mistura de raças e de culturas se, num exemplo como esse, o país mostra-se muito, mas muito homogêneo?
Só para constar, isso se aplica também ao futebol, especial do Roberto Carlos no final do ano, Olimpíadas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário