segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sobre a importância da observação.


Vou falar um pouco sobre a importância da observação no pôquer e como as informações colhidas podem fazer diferença em uma jogada.
O jogo era NL2 no FullTilt. Entrei na mesa e não participei de quase nenhuma mão na primeira volta (nove mãos). Mas observei que um jogador mostrou duas vezes cartas altas (KJ+) quando havia feito raise pré-flop e entrou de limp com um par de noves sendo o primeiro a falar. Eu tinha apenas isso de observação até então. Recebi em late position 33 e a mão chegou com um raise do jogador que eu tinha observado de 3x BB. Paguei para ver o flop (lembre-se, estamos em cash games, em torneios, dependendo da situação, caberia um reraise ou fold). E o flop trouxe J73 rainbow. O rapaz deu uma continuation bet de 60% do pote. Eu dei um reraise e ele deu call.
O turn trouxe um J.
Ele deu check, betei forte (65 a 70% do pote), ele voltou all in. Bom, com um full house feito, claro que eu paguei, mas a questão é: que mão o nosso amigo tinha pra voltar all in?
O que você acha? (lembre-se, ele deu raise pré-flop, call no meu reraise no flop e voltou all in no turn e não se esqueça que ele deu dois raise pré-flop com cartas altas).
Simples né, ele tinha AJs. Essa mão era muito provavel assim como KJ, QJ e JJ, por causa do comportamento dele pré e pós flop e do histórico dele até então. Depois do turn, tinham 4 K's e 2 J's formando 6 possibilidades de jogos KJ, mais 6 de QJ's, mais 6 de AJ's e apenas uma de JJ, ou seja, nessa situação eu ganharia de 18 mãos dele e perderia de uma (sem contar com as mãos que ele blefaria), por isso o call foi fácil. Porém, isso foi fácil depois das observações que eu tinha feito.
Esse exemplo não é tão bom para atentar sobre a importância da observação, pois com um full house no turn, talvez seria correto pagar um all in na grande maioria das situações, mas a importância da observação aparece quando a decisão é pagar ou não uma aposta com um top pair, ou com um middle pair, blefar ou não blefar etc. Observação e paciência tem me dado bons rentornos no pôquer. Desenvolvam essas qualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário