segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sobre o politicamente correto.


Eu queria falar um pouco sobre o comportamento humano.
Acho engraçado, e triste, o fato das pessoas serem baseadas em apenas uma linha de pensamento. Quando digo "as pessoas" quero dizer a maioria que vi por aí. Esse fato faz com que uma opinião discordante do senso comum, ou simplesmente do seu interlocutor, gere uma irritação. Quase todas as conversas, e aí quero dizer, as conversas com quase todas as pessoas já começam sem propósito algum. Me refiro àquelas conversas em que você e seu interlocutor tem a mesma opinião e ela, a conversa, segue a mesma linha do início ao fim, sendo que às vezes perde-se muito tempo nisso. Não estou dizendo que este tipo de conversa não seja necessária algumas vezes, mas não o poderia ser suficiente a todo tempo.
Uma consequencia disso é o fato de uma crítica, supondo esta ter sido bem e educadamente colocada, ser levada como algo pejorativo. Quase todas as pessoas, e aqui você pode colocar a medida de Lebesgue, levam muitas coisas para o lado pessoal.
Ora, se o que engrandece uma conversa em que as opiniões são diferentes é o fato de conduzirmo-a de maneira amistosa, e aqui essa é uma suposição minha de que com isso tornaríamos as conversas qualitativamente melhores, então por que se irritar com uma opinião contrária a sua? (supondo não cairmos em casos patológicos, ou seja, em opiniões absurdas, cabe aqui um bom senso quando falo em opiniões divergentes, algo tão subjetivo).
Bom, não sei se estou motivado pelo fato de passar por isso quase que cotidianamente ou se isso é sim uma verdade de uma forma generalizada. Mas um blog serve pra isso, idéias que estão em nossas mentes mas não tem equivalente em palavras, tornam-se palavras a partir de motivações que passamos em determinados instantes. O fato é que eu precisava escrever algo sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário