domingo, 24 de novembro de 2013

Cuidado com a supervalorização de uma prova.

Fuvest e Termomecânica hoje, Etecs no próximo fim de semana. O fim do ano chega juntamente com essas provas que muita gente acha que são boas para quantificar a sabedoria de um ser humano. Muitos alunos ficam compreensivelmente tensos por causa da expectativa dos pais, amigos e deles mesmos. 




Há uma sentença não dita, ou pior, às vezes dita explicitamente, que paira sobre as cabeças dos alunos que vão prestar essas provas: se passar, você é um sucesso, mas se reprovar é um fracassado. Além de ser falsa, essa sentença faz o favor de propagar a tristeza na maioria das pessoas, visto que a maioria não passa nessas provas.

Caso você queira cursar algo que tenha como processo seletivo uma prova, então invariavelmente terá de passar por isso. Mas não encare esse tipo de avaliação como quantificadora da sua capacidade. Elas são apenas provas e, algumas vezes, mal formuladas, mas isso é outro assunto.

Durma bem na véspera, coma bem no dia, leve água e algumas coisas leves para comer durante a prova. Tente se manter concentrado o maior tempo possível, estique seu corpo de vez em quando e leia com atenção. Já que essa prova é o meio pelo qual você tem de cursar o que deseja, encare-a com seriedade. 

Se passar, comemore. Se não der certo, não supervalorize o resultado. A prova não define quem você é, o que você lê, como você interage socialmente ou o quanto você estuda. Ela não define quase nada.

No domingo depois da prova, você é a mesma pessoa de 24 horas antes. Do sábado para o domingo, você não mudou significativamente, é a mesma pessoa. Sei que muitos colegas professores estão escrevendo textos motivacionais no facebook para dar forças para vocês, mas cuidado com alguns textos. Alguns deles carregam aquela mensagem implícita descrita no segundo parágrafo. Não existe essa relação (falsamente) racional de ser uma pessoa melhor, por ter ido bem na prova, do que uma outra que não foi bem na mesma prova. 

"Se admitirmos que a vida humana pode ser regida pela razão, a possibilidade de vida é destruída" 
(Chistopher McCandless, Na natureza selvagem)  

Portanto, meus queridos alunos, desejo a vocês toda a sorte que precisarem, toda a calma necessária e toda concentração possível para irem bem nessas provas. Mas, caso não dê certo, não se incomodem em demasia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário