sábado, 2 de novembro de 2013

Ser moral não significa ser ético.


Uma vez compreendida a diferença entre ética e moral, a consequência natural e direta é concluir que nenhuma pessoa que segue, sem questionar, um conjunto de regras, digamos dez, norteadoras de sua vida, é ética. 

Antes de explicar o raciocínio inicial, temos de entender o que é moral e o que é ética. Moral seria o conjunto de regras cujo qual nos apegamos para viver a vida, ou seja, seria o que consideramos válido para classificar algo como correto ou não, muito embora eu tenha aversão a essa dicotomia simplista, pois entre o certo e o errado, temos um espectro grande e riquíssimo. Ética é o questionamento acerca de nossa conduta moral. Assim, moral é normativa, ética não. 

A ética, com seus questionamentos necessários, é a forma que temos de mudar nossa conduta moral no decorrer da vida. Através da ética, podemos entender as condutas de outrem e as nossas, podemos questionar se nossas atitudes condizem com nossas vontades, se nossas escolhas são nossas mesmo ou se estamos apenas seguindo a moral normativa que adotamos. 

Portanto, seguir um conjunto de regras, suas ou impostas por uma religião, família, meio social etc., sem questiona-lo não é ético. Ou seja, suponha que você tenha a seguinte norma moral: não mentir. Suponha também que você a siga a risca e sempre. Logo, a sua conduta de não mentir é moral, ou seja, está de acordo com sua norma. Mas se você não questiona essa norma, então você não é ético(a). Ser ético nesse exemplo seria questionar a regra "não mentir". Seria ela necessária sempre? Seria ela "boa" sempre? Não poderia existir situação na qual a mentira é algo bom? Etc. Talvez você conclua que nunca deva mentir, corroborando assim com a norma (moral) imposta a si, mas questionando sua conduta moral, você foi ético. Não questionando, você foi apenas moral, mas não ético. 

Esse texto é meio que um desabafo por ouvir várias vezes no cotidiano que este comportamento é ético e aquele não. Tal conduta é ética, tal conduta não. Fulano é ético porque foi honesto, já ciclano não é ético pois teve um comportamento que eu desaprovo. Isso tudo diz respeito à moral e não à ética. Aliás, uma pessoa pode mentir sem deixar de ser moral, caso a mentira esteja no seu conjunto de normas morais. O foco é que não podemos concluir que uma pessoa é ética ou não baseando-nos em seu comportamento e em sua conduta. De novo, isso é moral, não é ética. 

Uma pessoa é ética se ela questiona as normas morais com que escolheu viver a vida. Talvez ela mude algumas regras morais e mantenha outras, talvez mude todas, talvez nenhuma, o que eu duvido. A consequência do questionamento não importa muito, mas questionar sua conduta moral faz da pessoa em questão ética.

Desabafei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário