quarta-feira, 25 de julho de 2012

Por que professor?

_Se o professor não é valorizado e o salário é baixo, por que você dá aulas? Pense bem, você poderia trabalhar num banco com um plano de carreira ou, com esse conhecimento, procurar algo com uma renda maior ou com uma expectativa melhor na aposentadoria.
_Verdade, poderia, ....
_Francamente, professor? Olha, os políticos não têm interesse em dar uma educação boa, mas sim, e apenas, colocar todas as crianças na escola para fazer número para a ONU.
_Concordo, é que...
_E outra, hoje em dia se você sair vivo de uma sala de aula, já pode contar como uma vitória. Fora isso, você vai ensinar equação do segundo grau para alunos que mal sabem escrever. Isso é frustante.
_Sim, é sim, mas ...
_Você sabia que, no Japão, os únicos profissionais que não precisam se curvar diante do imperador são os professores, pois acreditam na filosofia de que, em uma terra sem professores, não existe imperador?
_Sim, eu sei disso ...
_Você sabia que na Coreia do Sul, em dia de vestibular nacional, o espaço aéreo é fechado? Ou seja, não decola nem pousa aeronave alguma, pois o ruído poderia atrapalhar os estudantes. Lá sim, a educação é levada a sério. Você sabia disso?
_Sabia.
_E mesmo assim escolheu ser professor no Brasil? Existem inúmeras razões para não ser professor aqui. Por que escolheu isso?
_Escolhi porque amo fazê-lo. E quando a causa é o amor, não analiso as razões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário